Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal - SP - Av. Washington Luis 50 - Jardim das Rosas - 19 3651 9699

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realiza manutenção de estradas vicinais e rurais

O Departamento de Agricultura e Meio ambiente tem realizado, recentemente, a limpeza e manutenção da estrada vicinal do Bairro do Areião. Devido às fortes chuvas, um processo erosivo começou em vários lugares do bairro. Foram carregados, aproximadamente, 10 caminhões de terra e lama, no leito carroçável e margens da vicinal. Os servidores estão realizando a limpeza, nesse primeiro momento, para depois tapar os buracos. O trabalho se estenderá por demais áreas do município e uma atenção especial será dada na zona rural, tão logo as chuvas derem uma pausa. “Vamos dar uma atenção especial para as estradas rurais do nosso município, fazer a manutenção de forma mais periódica, e também resolver as questões dos buracos nas ruas da cidade, ainda neste primeiro trimestre”, comentou o Prefeito. 

Na sexta-feira (02), o trabalho foi realizado na Estrada São Joaquim, popularmente conhecida como “Estrada da Paineirinha”. “Não estamos realizando o trabalho na estrada toda, nesse primeiro momento, apenas nos pontos mais críticos, pois ainda há previsão de chuvas. Tão logo elas cessem, vamos realizar manutenções de forma geral”, enfatizou o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Euzebio Beli. 

 

 

 

Espírito Santo do Pinhal ingressará no Plano Conservador da Mantiqueira

Na última semana, a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, através do Departamento de Agricultura, esteve representada na cidade de Extrema para conhecer mais sobre o Projeto Conservador das Águas que prevê a recuperação de mata ciliar.

A cidade agora faz parte do núcleo quatro do Plano Conservador da Mantiqueira, que engloba 16 municípios.

A proposta deste plano é utilizar o instrumento econômico de pagamento por serviços ambientais para promover a restauração florestal na adequação de propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais em especial a água.

Dentro deste projeto, os municípios envolvidos são responsáveis por dar o suporte com equipamentos e mão-de-obra para realizar as adequações, além de fazerem aprovar políticas públicas para a viabilização do projeto.

A Mantiqueira abriga nascentes de importantes rios que alimentam os reservatórios de Furnas/MG, para a produção de energia elétrica, e abastecem as maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Serão mais de 250 municípios em uma área aproximada de 88.000 km2, equivalente à soma das áreas dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Com potencial de restauração florestal de mais de 1.200.000 hectares, que representa 10% da meta assumida pelo Brasil na Conferência do Clima em Paris – COP 21 e da proposta do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – PLANAVEG.

O objeto principal do PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA - PCM é promover a restauração florestal de espécies nativas da Mata Atlântica, em 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 200 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA.

Os objetivos específicos deste plano consistem em:

a) Melhorar a capacidade de produção dos serviços ambientais, como a água, a conservação de solo, a biodiversidade, o seqüestro de carbono, a manutenção da paisagem.

b) Promover um plano regional com a participação de diversos agentes.

c) Melhorar a capacidade de resiliência dos municípios para enfrentar os danos causados pelas mudanças climáticas.

d) Fortalecer a governança ambiental nos municípios.

 e) Valorar os serviços ambientais produzidos em propriedades rurais e em unidades de conservação de proteção integral.

 

 

Lei de pagamento por serviços ambientais (PSA) é realidade em Espírito Santo do Pinhal

A Lei nº 4.169/2014, que institui o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e autoriza a prefeitura a estabelecer convênios para executar pagamento aos provedores de serviços ambientais, foi sancionada e promulgada pelo prefeito municipal José Benedito de Oliveira,  no último dia 2 de dezembro de 2014.

 

O programa se consolida de maneira pioneira como uma importante política pública no âmbito da bacia hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, em que o município de Espírito Santo do Pinhal está inserido. O provimento por pagamento de serviços ambientais, ou seja, a realização de transações voluntárias, caracterizadas como atividades desenvolvidas por um provedor de serviços ambientais, que são os serviços ecossistêmicos com impactos positivos além da área onde são gerados, e que conservam ou recuperam um serviço ambiental previamente definido, são remuneradas mediante  comprovação do atendimento de disposições contratadas de acordo com legislação vigente.

 

O diretor municipal do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Tiago Barbosa, avalia que esta lei vem em um momento importante, ressaltando: “Momento em que vivemos a maior crise de abastecimento de água de nosso estado e que, portanto, políticas públicas como a do PSA, só contribuem para o processo de educação ambiental e motivação à preservação e conservação de nossos ecossistemas”.

 

Tiago relata ainda estar participando da Câmara Técnica do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mogi Guaçu, bem como do Grupo de Trabalho Florestal, onde tem disseminado essa política de PSA.

 

Alguns serviços ambientais importantes tratam da conservação da biodiversidade, da preservação de nascentes e matas ciliares, do sequestro de carbono, entre outros.

1º PARKLET MÓVEL DA AMÉRICA LATINA

Neste sábado (21), acontece o 1º PARKLET MÓVEL DA AMÉRICA LATINA na Praça da Independência em Espírito Santo do Pinhal. O Projeto é uma programação que comemora os 15 anos do Instituto CPFL e passará por 33 cidades do interior de São Paulo com a missão de democratizar o acesso à cultura e fomentar produções de artistas locais. As músicas no sábado ficam por conta de Matheus Acoustic Session Band, trazendo o melhor do Pop Rock e Mpb em seu repertório. Não fique de fora dessa!

AULAS DE DANÇAS CIRCULARES

As aulas de dança circular se iniciam na quarta-feira (18) às 16h30 no salão do Lago Municipal e, serão ministradas voluntariamente pela Focalizadora em Danças Circulares Luciene Rosi.

Teatro "Cia. Repara Mundo"

Hoje em 2 apresentações a “Companhia Repara Mundo” em parceria com a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo e, ajuda da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), através do Programa Cultura Livre, apresentou a peça gratuita “Levanta Maria” para as crianças das escolas E.M.E.B Águeda Fernandes Vergueiro, E.M.E.B Professora Maria Aparecida Tamaso Garcia e Cantinho do Ilda Porreca Alquati Professora E.M.E.B.

PREFEITURA INAUGURA BIBLIOTECA VIVA THIAGO TONON

Na sexta-feira, 23, muito emoção marcou a inauguração da Biblioteca Viva Thiago Tonon.

Com a presença de diversas autoridades e familiares do homenageado, o prefeito Sergio Del Bianchi Junior preparou uma solenidade com a apresentação musical da Fanfarra Juca Loureiro, escola onde Thiago cursou o Ensino Médio.

O servidor municipal e músico Luiz Gustavo encantou a todos com seu saxofone, e fez uma apresentação emocionante tocando My Way em homenagem a Thiago.

Monsenhor Augusto Alves Ferreira também esteve presente e proferiu uma bênção para o local.

A biblioteca Viva é um espaço destinado ao desenvolvimento cultural de Espírito Santo do Pinhal e contará com acessibilidade para portadores de Deficiência, exibição de filmes através do Ponto MIS, além de oferecer um amplo espaço para desenvolvimento de atividades culturais que atendam aos interesses da população.

A Biblioteca localiza-se na Avenida Washington Luiz, 275, na Chácara Dr. João Ferreira Neves

Após a inauguração, aconteceu no Theatro Avenida um evento em homenagem a Thiago Tonon, que contou inclusive com apresentação especial do cantor Dunga, da Canção Nova.

Reunião define últimos detalhes do Carnaval 2018

O Prefeito Sergio Del Bianchi Junior se reuniu com diversos diretores e representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, setor de Trânsito e Pronto Atendimento para falar sobre o carnaval. Na ocasião, foram definidos os últimos detalhes e o plano de ações que será executado no município. Lembrando que haverá um evento particular, no estádio José Costa, e outro no centro da cidade, promovido pelo Executibo, gratuito e aberto a toda população, com desfile de blocos e música todos os dias após o desfile, além de um show na segunda. 

“Esse ano, a exemplo de 2017, faremos um carnaval mais econômico, sem grandes onerações aos cofres públicos, e será voltado para a família pinhalense. Novamente, teremos os desfiles dos blocos, desfile de carros antigos, matinê, música após os desfiles e um show com o grupo Sambaculêjo, na segunda” explicou o Prefeito. O Carnaval 2018 terá um custo de pouco mais de 10% se compararmos com 2016, por exemplo. Toda essa verba economizada será destinada para a saúde. Só nesta semana, foi investido quase 270 mil reais na compra de medicamentos, além de 100 mil reais em fitinhas, seringas e lancetas, para as pessoas com diabetes, que são aproximadamente mil no município que necessitam desse recurso. Também foi comprado mais de 120 mil reais em materiais de curativo, para abastecer todos os postos de saúde da cidade. 

 

Escolha Rei Momo e Rainha

Na noite do último domingo (28), foram apresentados o Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018. Carlos Roberto Silvério, de 67 anos, e Ana Carolina Silvério, de 37 anos, serão os representantes do município e desfilarão no evento deste ano. 

Programação oficial 

As atividades acontecerão na Praça da Independência e imediações, no caso do desfile dos blocos. Confira a programação: 

Quarta (07) – 15h: Apresentação do Bloco do Guri. 

Sábado (10) – 20h30: Desfile da Corte (Rei Momo e Rainha) e Desfile dos Blocos. 

Domingo (11) – 14h: Matinê. 

                         20h30: Desfile da Corte e dos Blocos. 

Segunda (12) – 20h: Desfile de Carros Antigos. 

                          22h: Show do grupo Sambaculêjo. 

Terça (13) – 20h30: Desfile da Corte e dos Blocos. 

 

Inscrições para desfile dos blocos de carnaval vão até 23 de janeiro

Após ser um sucesso no carnaval do ano passado, em 2018, Espírito Santo do Pinhal terá novamente o desfile dos blocos, no carnaval de rua. Os interessados em participar dessa tradicional festa brasileira, devem se dirigir ao Departamento de Cultura, de segunda a sexta, das 8h às 17h, para se inscreverem. Lembrando que a data limite é 23 de janeiro. Mais informações pelo telefone 3651 2970.