V Semana Edgard Cavalheiro foi um sucesso

De 28 a 30 de setembro aconteceu a V Semana Edgard Cavalheiro, um evento realizado pela Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro com o apoio da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal.

O evento teve várias atrações, como a reinauguração da Biblioteca Edgard Cavalheiro, localizada na Associação Cultural Antonio Benedicto Machado Florence (antigo Casarão) e contou com a presença do presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli e uma oficina literária dirigida pela pedagoga Renata Ribeiro.

Na noite do dia 28, a abertura solene que contou com a presença do Prefeito Sergio Del Bianchi Junior, da presidente da Câmara Cristina Brandão Domingues, do presidente da Casa do Escritor, João Rozon, do diretor de Cultura Paulo Stefani Tobias, do professor Aparecido Evangelista de Assis, da Unipinhal e do presidente da CBL, Torelli, na composição da mesa.

Houve apresentação das crianças do Projeto Guri – Polo Espírito Santo do Pinhal e do música e poeta José Luiz Cavuto.

Nesta noite ainda aconteceu a premiação dos alunos dos 5º anos que participaram do concurso “Poetizando o Café” nas categorias Contos, Crônicas e Poemas.

A primeira noite encerrou-se com homenagens prestadas a três pessoas que muito contribuíram com a cultura na cidade: a professora Ana Maria Vieira Ribeiro, o ator Ary Oswaldo Leite da Silva e a escritora Marli de Alencar Xavier Bartholomei.

Segunda noite

No dia 29, aconteceu o esperado lançamento da Antologia Literária Pinhalense – volume 7, uma coletânea dos trabalhos literários de dezenas de escritores pinhalenses.

Os presentes puderam também assistir à palestra do escritor André de Leones mediada pelo jornalista Moacir Amâncio. Também houve a apresentação da peça “Eles não usam Black tie”, do grupo Viva Arte.

E encerrando a V Semana Edgard Cavalheiro, aconteceu a palestra da Monja Coen, momento que contou com a casa cheia. Os convites para esta palestra se esgotaram em poucas horas após serem disponibilizados.

A entrada para a palestra foi gratuita, mas os convites eram trocados por um quilo de alimento não perecível e foi arrecadada mais de meia tonelada de alimentos que foram entregues para o Instituto Bezerra de Menezes e para o Educandário de Menores, no último dia 4.

Biblioteca Edgard Cavalheiro

Dentro da programação da V Semana Edgard Cavalheiro, aconteceu na tarde da quinta-feira, 19, a reinauguração da Biblioteca Edgard Cavalheiro.

O prefeito municipal Sergio Del Bianchi Junior esteve presente ao evento, ressaltando a importância para a cultura do município poder contar com este importantíssimo acervo do ilustre pinhalense Edgard Cavalheiro, reconhecidamente um dos melhores biógrafos do país, autor da biografia de Monteiro Lobato.

No evento, também estiveram presentes o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon; o vice-prefeito Dr. José Antonio Vergueiro Costa; o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli; a organizadora do Prêmio Jabuti, Evelina Fyskatoris e o antigo responsável pelo acervo, Pedro Ferriani, que vem a ser primo de Edgard Cavalheiro.

Durante a solenidade, duas excelentes notícias para a cidade: Torelli comprometeu-se a doar para Pinhal todos os livros que estão concorrendo ao Prêmio Jabuti deste ano – o que corresponde a mais de 2000 títulos.

Torelli, que assumiu estar encantado pela cidade, mencionou que nas comemorações dos 60 anos do Prêmio Jabuti deseja que o vinho e o café servidos sejam todos pinhalenses.