Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal - SP - Av. Washington Luis 50 - Jardim das Rosas - 19 3651 9699

×

Erro

[sigplus] Critical error: Image gallery folder 2013/imprensa/mutirodolixo is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.

Departamento de Serviços Urbanos
Diretor: Marcos Casalecchi
 
Av. Washington Luiz, nº 50 – Jardim das Rosas 
Fone - (19) 3651-9690 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
____

O Departamento de Serviços Urbanos é responsável pela manutenção e conservação das vias urbanas. Planeja, orienta, executa e controla as atividades pertinentes à coleta do lixo doméstico e hospitalar e limpeza de vias públicas.

A manutenção de praças, parques e jardins, vegetação e arborização da cidade também são atribuições da pasta.

Compete ao Departamento de Serviços Urbanos a gestão e fiscalização sobre serviços e instalações funerárias; a fiscalização sobre serviços de transmissão televisiva e radiofônica no município; a administração, conservação e fiscalização da Coleta Programada e a administração, conservação e fiscalização das condições de prédios públicos e de uso coletivo, como Terminal Rodoviário, Mercado Municipal e sanitários públicos.

Prefeitura faz melhorias no cemitério Parque das Acácias

Visando sanar um antigo problema de erosão causada pelas chuvas no cemitério Parque das Acácias, a Prefeitura Municipal realizou a pavimentação de um trecho interno do cemitério.
Com essa obra, o problema de erosão foi sanado, dando maior comodidade aos pinhalenses que visitam o local para prestar homenagens aos entes falecidos.

Prefeitura instala equipamentos de ginástica no lago municipal

A Prefeitura instalou na última semana equipamentos de ginástica ao ar livre no lago municipal Iria da Mota e Silva.
Com os novos equipamentos, os frequentadores do lago municipal têm mais uma opção de exercícios após a corrida ou caminhada.
A instalação dos equipamentos faz parte do processo de revitalização do lago municipal, com restauração e pintura dos brinquedos, limpeza e pintura da pista, construção de novos banheiros e iluminação.
O projeto de revitalização feito pela Prefeitura prevê a melhoria não somente do lago municipal, mas de outras praças da cidade.

Prefeitura fará desassoreamento do lago da Dinda

Devido a falta de chuvas, diminuiu o nível da água do lago no Centro de Lazer Nércio Rossi, também conhecido como lago da Dinda, e este fator poderia ocasionar a morte dos peixes no local por causa da falta de oxigenação da água.

A princípio, a Prefeitura Municipal fez um trabalho paliativo com o caminhão-pipa, jogando água nas margens do lago duas vezes por dia para melhorar a oxigenação.

Contudo, na última semana a Prefeitura fez a remoção dos peixes e sua transferência para o lago municipal. O lago da Dinda passará então por uma obra de desassoreamento, a fim de aprofundar mais seu leito, comportando um volume maior de água e, consequentemente, ficando mais oxigenado para os peixes.

 

Assim que este trabalho for concluído, os peixes serão restituídos ao lago da Dinda.

Prefeitura realiza ações para evitar alagamentos em pontos críticos da cidade

Aproveitando o período de estiagem, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Serviços Urbanos, está tomando medidas visando sanar os problemas de alagamentos na cidade.

Na última semana, começaram os serviços de limpeza de bueiros em diversos bairros da cidade, contemplando-se principalmente os locais onde o problema de alagamento foi maior.

Também foi feita a limpeza de duas áreas verdes localizadas no bairro São Judas Tadeu, onde foram retirados mais de 25 caminhões de entulho, lixo doméstico e restos de podas de jardim que foram indevidamente depositados naqueles locais.

A primeira área verde é vizinha ao cemitério parque das Acácias, defronte à rua Capitão Adauto de Carvalho Rosas. A outra área verde que passou por uma limpeza é a localizada na rua Jorge Ferriani.

Com as chuvas, o entulho é levado pela enxurrada até os bueiros, entupindo galerias e tubulações, fazendo com que aconteçam alagamentos nas partes mais baixas da cidade. Garrafas pet, sacolas plásticas e até mesmo um jogo de sofá foi retirado da área verde.

O Departamento de Serviços Urbanos solicita à população que colabore para manter a limpeza da cidade evitando jogar lixo em terrenos baldios. “Estamos fazendo nossa parte, retirando o entulho e o lixo, deixando os terrenos limpos. Mas não se pode utilizar essas áreas para depositar lixo doméstico ou jogar entulho, principalmente porque a coleta de lixo é feita regularmente na cidade. Vamos cuidar juntos da cidade”, disse o diretor de Serviços Urbanos Marcos Casalecchi.

 

Segundo o prefeito Zeca Bene, o problema de alagamentos em Pinhal preocupa a administração pública. “Esperamos acabar com o problema de pontos de alagamento em Pinhal. Acredito que estamos tomando as medidas acertadas, realizando as obras antes do período de chuvas. O cidadão não pode viver com a preocupação de perder um patrimônio, móveis, e outros bens por causa de chuva e alagamento, por isso queremos sanar este problema do município”, disse.

Atendendo a motoristas, Prefeitura retira redutores de duas ruas

Atendendo a inúmeros pedidos dos motoristas que trafegam pela rua Dr. Abílio Pinheiro (ao lado do Colégio Divino Espírito Santo) e Avenida Senador Robert Kennedy (entrada do Jardim Haydee), a Prefeitura providenciou a retirada de dois redutores de velocidade que estavam prejudicando o trânsito nos referidos locais.

Na rua Dr. Abílio Pinheiro o motivo da reclamação é a grande quantidade de redutores, quatro, em toda a extensão do trecho, o que prejudicava principalmente os motoristas que seguiam em direção centro/bairro, ou seja, subiam sentido Jardim Cruzeiro e precisavam reduzir em cada uma das lombadas, perdendo o embalo dos automóveis em plena subida.

Na avenida Robert Kennedy o que motivava as reclamações era que o redutor estava fora de proporções e a maioria dos carros que passavam pela lombada raspavam a parte inferior da carroceria. Na avenida também há uma grande quantidade de redutores.

Mutirão de limpeza recolheu 23 caminhões de lixo em três bairros de Pinhal

No último sábado, dia 25, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Serviços Urbanos em parceria com os Departamentos de Meio Ambiente e de Obras, realizaram novo mutirão, que desta vez atendeu os bairros Carvalho Pinto, Jardim Universitário e Largo São João.

O trabalho conjunto entre os departamentos teve um resultado muito além do esperado, assim como das outras vezes. Foram recolhidos 10 caçambas de lixo de jardinagem e 13 caminhões de lixo de construção.

O prefeito Zeca Bene ressalta que este trabalho em mutirão é resultado do planejamento e organização pelo qual a Prefeitura está passando. “Realizamos um dia por semana uma força tarefa em que eu, acompanhado de vários diretores, percorremos os bairros da cidade e identificamos as carências e necessidades. Feito isto, determino aos diretores os serviços que devem ser executados e eles têm o prazo de uma semana para trazer os resultados satisfatórios. Da mesma maneira, a limpeza da cidade é fator principal que nunca queremos desconsiderar, por isso mais mutirões deverão ser realizados para manter a cidade limpa”, disse.

O diretor do Departamento de Serviços Urbanos lembra a todos que o mutirão é um serviço emergencial para acabar com o acúmulo de lixo nos bairros da cidade. “Contudo, o Departamento de Serviços Urbanos mantém o serviço regular de coleta de lixo de jardinagem e faz também a coleta de entulho de construção, desde que num volume abaixo de meio metro cúbico. Estamos fazendo nossa parte e contamos com o apoio da população, acatando as datas da coleta programada”, ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação
Espírito Santo do Pinhal - SP
Juntos Construímos o Futuro
 
 
 

Prefeitura recupera praça “Henrique Moreira”

A praça Henrique Moreira, localizada no cruzamento da avenida XV de novembro com a rua Artur Vergueiro, passou por um trabalho de embelezamento, com poda de árvores e iluminação nova.

O local estava sujo e à noite ficava muito escuro, comprometendo a segurança de quem transita pelo local.

A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Serviços Urbanos e Obras sanou o problema, e agora a praça Henrique Moreira tornou-se outro ponto agradável na cidade para descansar e passar momentos agradáveis.

Assessoria de Comunicação
Espírito Santo do Pinhal
Juntos Construímos o Futuro

Prefeito determina reinício de operação tapa-buracos

Por determinação do prefeito Zeca Bene, uma força tarefa para a realização da operação tapa-buracos começou esta semana em Pinhal, recuperando todas as vias estragadas pelas chuvas de verão do final de 2013.

O início dos trabalhos de recuperação de vias deu-se no Jardim Varam, bairro muito atingido e danificado pelas chuvas. O serviço deve estender-se por todos os bairros para sanar o problema de buracos nas ruas.

Para o prefeito, a operação tapa-buracos é um serviço essencial e necessitava ser executado urgentemente no município. “Estávamos esperando a chegada da massa asfáltica para darmos início às obras. Assim que o material chegou, imediatamente solicitei o início dos trabalhos através dessa força tarefa que cobrirá toda a cidade. Determinei também que o tapa-buracos seja permanente, realizado o ano inteiro. Não podemos permitir que uma cidade como Espírito Santo do Pinhal tenha as ruas esburacadas, estragando os veículos e pondo em risco motoristas e pedestres. Queremos que Pinhal seja cada vez mais uma cidade limpa e bem cuidada e estamos trabalhando para fazer isso juntos com a população”, disse.

 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal
Juntos Construímos o Futuro

Prefeitura realiza melhorias no Lago Municipal

Além de promover atividades físicas e esportivas, a Prefeitura precisa providenciar aos pinhalenses locais adequados e dignos para a prática destas atividades. E na última semana os Departamentos de Obras e de Serviços Urbanos trabalharam em conjunto no Lago Municipal e realizaram diversas melhorias.

Um dos principais focos foi a pista de cooper, com um grande trabalho de limpeza que recolheu mais de um caminhão de lixo e folhas. As guias foram pintadas em toda a sua extensão.

A Prefeitura utilizou ainda maquinário pesado para melhorar a pista, usando a motoniveladora, passando em seguida o rolo compressor, para corrigir buracos e desníveis, deixando a pista plana e adequada para corridas e caminhadas. As lâmpadas queimadas foram trocadas e foram feitos os reparos necessários para sanar o problema de pontos escuros no entorno do lago.

Os banheiros do lago municipal foram modificados. As antigas edificações foram desativadas e dois novos banheiros – maiores, discretos e arejados – foram construídos na parte de trás do prédio onde funciona a brinquedoteca. Pintura, pias e vasos novos foram instalados.

 

O prefeito, Zeca Bene, que ordenou essa recuperação em caráter de urgência, ressaltou que muitas pessoas frequentam diariamente o lago municipal para leitura, caminhada, piqueniques, corridas ou mesmo para passear com a família. “Por isso, o local precisa oferecer condições dignas aos frequentadores. O lago deve estar sempre com banheiros limpos e ser um ambiente bonito e agradável para que mais pessoas sintam prazer em passar bons momentos ali. Também não podemos nos esquecer que o lago municipal é um dos pontos turísticos da cidade, um de nossos cartões de visita. Não podemos admitir que um visitante seja recebido em um local sujo e abandonado. Com este pensamento, vamos continuar o trabalho e revitalizar todos os pontos turísticos de Pinhal, para que a cidade esteja cada vez mais bonita, atraente e acolhedora”, disse.

Prefeitura realizou mutirão de limpeza no último final de semana.

[sigplus] Critical error: Image gallery folder 2013/imprensa/mutirodolixo is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.


No intuito de sempre melhorar a qualidade de vida dos pinhalenses, a Prefeitura Municipal, administração Zeca Bene, vem se desdobrando para que a cidade esteja limpa e agradável a todos. No último sábado, dia 30 de novembro, uma ação conjunta entre Departamentos de Serviços Urbanos e Obras resultou na limpeza e remoção de entulho de diversos bairros da cidade.

Ao todo, foram 15 os bairros contemplados com o mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura, entre eles Diva Sarcinelli, Jardim Brasil, Hélio Vergueiro Leite, Monte Alegre I e II, Jardim Áurea, Jardim Vitória, Jardim Espírito Santo, Vila São Joaquim, São Pantaleão, Vila Mosconi, Parque do Lago, Vila Siqueira, Pinhal Jardim e Parque do Colégio.

 

Em apenas um dia de intenso serviço, que envolveu a participação de 31 servidores municipais, foram retiradas mais de 30 caçambas de lixo, dentre resíduo de jardinagem e entulho de construção.

 

O prefeito Zeca Bene afirmou que mutirões como este, que já é o segundo realizado na cidade, serão executados constantemente. “Pinhal é uma cidade linda, agradável, muito boa para se viver e está entre as 100 melhores cidades do país. Assim, temos a obrigação de mantê-la sempre limpa e bonita. Mas o ponto mais importante é cuidar do bem estar da nossa população, que merece viver num ambiente sem sujeira, merece utilizar os passeios públicos sem ter de desviar de entulhos, e viver livre da ameaça de animais peçonhentos ou transmissores de doenças, que são atraídos pelo lixo. Fazemos a nossa parte para que Pinhal seja um lugar cada vez melhor para se viver”, disse.

 

O diretor de Serviços Urbanos, Marcos Casalecchi, lembra a todos que os mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura são apenas parte do serviço prestado pelo Departamento. “O mutirão é realizado esporadicamente, de acordo com a necessidade. Mas mantemos serviços regulares de coleta de lixo domiciliar, coleta de entulho e de restos de jardinagem, de acordo com calendário definido no início do ano”.

 

Maiores informações sobre a coleta de lixo podem ser obtidas pelo telefone 3651-9690 ou pelo site www.pinhal.sp.gov.br.

 

 Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Pinhal

Juntos construímos o futuro.