Departamento Municipal de Turismo regulariza cadastro com SUTACO

Em visita a São Paulo, o diretor de Turismo, Carlos Alfredo Sarcinell, esteve na SUTACO (Subsecretaria dos Trabalhos Artesanais de Comunidade).

O diretor tratou da regularização do município junto a esta subsecretaria do Estado, viabilizando cursos de qualificação e atualização para o cadastramento de artesãos pinhalenses, visando capacitação e geração de renda através do artesanato genuíno e de qualidade.

Inicialmente criada como uma Autarquia (29/05/1970) a SUTACO hoje é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades integrando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Marca do Artesanato Paulista reconhecida no País e no exterior, também coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado de São Paulo.

O artesanato regional é um importante equipamento turístico que desperta o interesse dos visitantes e cria vínculos com os turistas, deixando uma marca do município em quem passa pela cidade. “Temos ótimos artesãos em nossa cidade e essa parceria com a SUTACO visa oferecer oportunidade de crescimento e aprimoramento de nossos artistas. Com trabalhos cada vez melhores, contaremos com um atrativo a mais em nosso município, oferecendo uma opção maior de mercado para os turistas que nos visitam. Isso só tem a fortalecer nosso turismo”, disse o diretor.

A SUTACO tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Também é sua missão resgatar as formas tradicionais de expressão do Povo Paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características. Contribui para a geração de renda e inclusão econômica das Artesãs e Artesãos Paulistas no mercado.