UTILIDADE PÚBLICA – CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Acontecerá no próximo sábado, dia 13/05/2017, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe.Terão direito à vacina: adultos com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, e os professores da rede pública e privada.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, altamentetransmissível, e o contágio se dá através das gotículas expelidas pelo doente ao tossir, falar e espirrar, ou pelas mãos após contato com superfícies recém-contaminadas. São 3 categorias de vírus influenza (A, B, C), sendo que os subtipos A e B são os responsáveis por epidemias e casos mais complicados.

A vacina oferecida em 2017 é a trivalente, que protege contra influenza B (gripe comum), influenza A (H3N2) e influenza A H1N1 (antiga gripe suína), e é contra indicada apenas para as pessoas com reação anafilática a ovo e a outros componentes do produto.É importante reforçar que a vacina não provoca gripe. Ocorre que durante o outono/ inverno muitas doenças respiratórias são causadas por outros tipos de vírus, como o rinovírus (resfriado comum), o vírus sincicial respiratório e o adenovírus, os quais não são prevenidos pela vacina.

Até o momento o município vacinou apenas 2.354 pessoas (17,9%) de sua população prioritária, sendo que a meta é vacinar 13.183 pessoas.

A Vigilância Epidemiológicaconvida as pessoas que compõe os grupos prioritários do Ministério da Saúde que procurem uma Unidade Básica de Saúde neste sábado, 13,para receber a imunização. Estaremos abertos das 8h00 às 17h00. Durante a semana as salas de vacina funcionam das 9h00 às 16h00, sem fechar para o almoço.Não se esqueça de levar a carteira de vacinação!