UTILIDADE PÚBLICA – CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE – PRORROGAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe foi prorrogada em Espírito Santo do Pinhal. O número de pessoas para vacinar é de aproximadamente 13.200, mas até este momento foram vacinadas apenas 5.520, um percentual de 41,9%. A meta é imunizar 90% da população alvo.

Grupos prioritários do Ministério da Saúde e que tem direito à vacina:

·         Adultos com idade igual ou superior a 60 anos,

·         Trabalhadores da saúde,

·         Gestantes,

·         Puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto),

·         Crianças menores de 5 anos,

·         Portadores de doenças crônicas,

·         Funcionários do sistema prisional,

·         Professores da rede pública e privada,

·         Policia militar e civil,

·         Bombeiros,

·         Funcionários do Poupa Tempo e Correios,

·         Defesa Civil.

A gripe é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, e o contágio se dá através das gotículas expelidas pelo doente ao tossir, falar e espirrar, ou pelas mãos após contato com superfícies recém-contaminadas. A vacina oferecida é a trivalente, que protege contra os vírus influenza B (gripe comum), influenza A (H3N2) e influenza A H1N1, estando contra indicada apenas para as pessoas com história de reação anafilática a ovo e a outros componentes do produto.

A vacina não provoca gripe, e não tem causado a morte das pessoas, desmentindo alguns boatos que vêm circulando pela internet. As reações adversas são raras, e quando ocorrem poder incluir febre, reação local e dor no corpo, que duram geralmente 2 dias. No entanto, a doença gripe pode evoluir para pneumonia e levar á morte, principalmente a população mais vulnerável (idosos, gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas). Daí a importância da vacinação.

Orientamos às pessoas que compõe o grupo prioritário do Ministério da Saúde que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a imunização. As salas de vacina funcionam de segunda à sexta, das 9h00 às 16h00, sem fechar para o almoço. Importante levar a carteira de vacinação!

Vigilância Epidemiológica