Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal - SP - Av. Washington Luis 50 - Jardim das Rosas - 19 3651 9699

 -Vigilância Epidemiológica

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

-Vigilância Sanitária
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

-Centro do Controle de Zoonoses – CCZ
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica; executar o Programa Saúde da Família e coordenar os agentes comunitários de saúde. Administrar os programas de atendimento a população nas suas diversas áreas; criar e manter programas de orientação em saúde pública e prevenção a doenças.

Dia D - aviso importante

Devido à demanda de pacientes acamados, o atendimento no Dia D da Vacinação, que acontecerá neste sábado (12), também será feito nos domicílios. Se você necessita de atendimento especial, ligue para alguma Unidade Básica de Saúde até sexta-feira, às 13h30, e agende um horário.

Sábado é dia D de vacinação

-No próximo sábado (12) será o DIA D, oportunidade para ficar em dia com a carteira de vacinação. As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para atender a população pinhalense. Haverá vacinação contra gripe para todos os grupos, e febre amarela, caxumba, sarampo e rubéola para quem ainda não foi imunizado.

Será realizada avaliação para prevenção do câncer bucal das 8h às 12h, no CS II e nos Postos de Saúde da Vila Palmeiras, Vila São Pedro, Jardim das Rosas e Centenário.

Capacitação dos servidores da Saúde

Nesta sexta-feira (11) todas as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas a partir das 13h30 para capacitação dos funcionários. No dia 12 o atendimento estará normalizado! Os pacientes que necessitarem marcar transporte ou retirar passagens para segunda-feira, devem comparecer à Secretaria de Saúde até as 13h30 de sexta-feira.

DOAÇÃO DE SANGUE

Na próxima quinta-feira (10) das 9h às 12h, será realizada uma Campanha de Doação de Sangue em Pinhal, no salão da Associação dos Aposentados e Pensionistas, localizado na rua Francisco José Fernandes, nº 136, Centro. Seja doador! Faça parte dessa corrente e ajude quem precisa!

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Anualmente, o Ministério da Saúde promove uma campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à campanha na próxima segunda-feira (23). É preciso ficar atento às datas porque a vacinação será feita por etapas.

Crianças de 6 meses a 4 anos de idade, puérperas com até 45 dias de pós-parto, profissionais de saúde, gestantes e idosos acima de 60 anos deverão ser vacinados a partir do dia 23 de abril; professores e portadores de doenças crônicas, a partir do dia 9 de maio.

As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas das 9h às 16h.

“DIA D”

No dia 12 de maio será realizado o "Dia D", oportunidade em que munícipes de todos os grupos poderão ser vacinados. A vacinação acontecerá em todos os postos de saúde, das 8h às 17h.

Exame de papanicolau gratuito

No próximo sábado (14), acontecerá uma Campanha de Exames Preventivos para Mulheres (Papanicolau), das 8h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Agentes Comunitários e funcionários do CCZ recebem tablets

Na última quinta-feira (08), o Prefeito Sergio Del Bianchi Junior esteve na EMIP Dito Françoso (Senai), onde se reuniu com agentes comunitários e funcionários do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, e realizou a entrega de 29 tablets para estes servidores. Eles utilizarão essa nova tecnologia nas visitas domiciliares e para auxiliá-los no trabalho de combate de vetores. Também estiveram presentes a Secretária de Saúde, Rita Minarbini, e a Coordenadora de Saúde, Gisele Biondo. 

Neste mesmo dia, data em que é comemorado o “Dia Internacional das Mulheres”, todas as servidoras receberam uma rosa, como forma de singela homenagem. “A maior parte dos funcionários da Prefeitura são mulheres e essa rosa é apenas uma simples homenagem e uma forma de agradecê-las pelo excelente trabalho que desempenham na máquina pública”, relatou o Prefeito. O grupo Olhos da Alma também realizou uma apresentação, na porta do Museu e Biblioteca “Dr. Abelardo Vergueiro César”, homenageando as mulheres. O Diretor de Cultura, Paulo Stefani Tobias, a Diretora de Divisão, Milena de Souza Lima Paulista, e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Maria Anardino Del Bianchi, estiveram presentes, além da auxiliar de biblioteca, Carla Moraes, responsável pelo projeto Olhos da Alma. 

 

CARRETA DA MAMOGRAFIA ESTÁ EM PINHAL

A Carreta da Mamografia, do programa estadual Mulheres de Peito, já está em Espírito Santo do Pinhal. A Secretaria Estadual de Saúde está providenciando os últimos detalhes e, nos próximos dias, o serviço estará disponível para atender a população. Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e informe-se.

Lembrando que o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Serão distribuídas 50 senhas por dia, durante a semana, e 25 aos sábados, por ordem de chegada. Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Já mulheres acima de 50 anos, apenas cartão SUS e RG. A Carreta está no estádio José Costa, localizado na Av. Rafael Orichio Neto, Parque da Figueira.