“Carreta da Mamografia” chega no final de fevereiro em Espírito Santo do Pinhal

Na última quarta-feira (03), o Governador Geraldo Alckmin esteve em São José do Rio Pardo, para dar início nas obras em duas rodovias que cortam o município, e em Aguaí, na inauguração de uma vicinal que dá acesso à Unilever. O Prefeito Sergio Del Bianchi Junior, junto com o vereador Jhonny Laurindo, que representou o Legislativo, estiveram presentes e reivindicaram algumas melhorias para o município.

A principal novidade foi a confirmação de que Pinhal receberá a “Carreta da Mamografia”, que faz parte do programa estadual “Mulheres do Peito”. Será a oportunidade para que as mulheres façam exame de mamografia e, caso seja necessário, de ultrassonografia, de graça. Na maioria dos casos, nem é necessário o pedido médico. A previsão inicial é que esse recurso chegasse no começo deste mês, todavia, por uma questão de agenda, a data foi mudada para o final de fevereiro. “A carreta da mamografia, que é uma forma muito eficiente na prevenção do câncer de mama, estará em Espírito Santo do Pinhal na última semana de fevereiro”, ressaltou o Governado Geraldo Alckmin.

A Carreta ficará no Estádio José Costa e, ao que tudo indica, por 20 dias. Em breve, a Prefeitura divulgará mais informações sobre o procedimento dos atendimentos.

Sobre o programa

O “Mulheres do Peito” possui quatro carretas móveis para realização dos exames de mamografia. Desde o início do programa, em 2014, os veículos já percorreram 120 municípios do Estado.

Até 2016 já foram realizados 103.400 exames – 98.644 mamografias, 4.226 ultrassonografias e 530 biópsias. Das mulheres atendidas, 1.343 foram direcionadas aos centros de referência que integram à Rede Hebe de Camargo de Combate ao Câncer.

Reivindicações

Aproveitando a oportunidade, o Prefeito reiterou algumas reivindicações feitas outrora ao Governador. Dentre elas, destaca-se o pagamento da parcela referente ao mês de junho de 2016, ao Instituto Bezerra de Menezes, no valor de 430 mil reais, e 500 mil reais para o mesmo Instituto, apoio para a construção das vias de acesso aos Distritos Industriais Waldemar Pereira e Laércio Casalecchi, e um milhão de reais para obras de infraestrutura, sobretudo, recapeamento de ruas. “A questão dos buracos nas ruas é a principal reivindicação da população, e eles têm razão. Infelizmente, nosso atual momento financeiro não é dos melhores, mas estamos buscando alternativas, em todas as esferas de governo, para sanar essa questão”, comentou o Prefeito Sergio.