Saúde - Terça-feira, 07 de Abril de 2020

Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal retoma campanha de vacinação contra a gripe nesta terça-feira, 07

Novas doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Publico alvo continua sendo idosos e profissionais da saúde que poderão se vacinar em uma das Unidades de Saúde do município das 08:00 às 16:00h

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, por meio da Secretaria de Saúde, retoma nesta terça-feira, 07, a vacinação contra Influenza (Gripe), após receber novas doses do Ministério da Saúde. Continuam sendo público alvo nesta primeira etapa de Campanha os idosos e profissionais da saúde, que poderão se vacinar em uma das unidades de saúde do município. Também serão aplicadas vacinas em idosos acamados, através de visitas domiciliares.

Até o momento, o município já vacinou 79,72% dos idosos. Foram aplicadas 4.854 doses. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar 90%. Quanto aos trabalhadores da saúde, já foram vacinados 77,31%, totalizando 1.053 doses.

Todos os Postos de Saúde estão preparados para aplicar a vacina das 08h às 16h. Para evitar aglomeração, a vacinação deverá ocorrer, preferencialmente, na parte externa das unidades.

A Secretaria de Saúde ressalta que, durante a vacinação, os munícipes acima dos 60 anos devem estar atentos ao que a Organização Mundial da Saúde preconiza. Permanecer ao menos a um metro e meio de distância, evitar contato com outras pessoas e aperto de mãos. Além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel acima de 70%.

A segunda fase da vacinação acontecerá a partir do próximo dia 16 de abril, e será voltada para doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Uma terceira etapa ocorre a partir de 9 de maio (dia “D” mobilização nacional), incluirá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (que está até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.