Educação - Sexta-feira, 31 de Julho de 2020

Prefeitura realiza reformas e melhorias em escolas municipais durante suspensão das aulas

Melhorias realizadas acontece por meio de uma parceria entre o Departamento de Educação e Departamento de Obras

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, por meio de uma parceria entre o Departamento de Educação e Departamento de Obras, está promovendo uma série de reformas e melhorias nas escolas municipais enquanto as aulas permanecem suspensas, desde o dia 23 de março, em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19.

Segundo a Diretora de Educação, Marilda Miglinski, entre as melhorias, está a obra de vazão de água da chuva, realizada na Emeb Maria Aparecida Tamaso Garcia, onde também foram feitos instalações de calhas, condutores, tubulações maiores, adequação de espaço para atendimento a alunos com necessidade especial e a pintura do local.

Já na Emeb Maria Madalena Leme Marinelli (Berçário), ainda de acordo com Marilda, foram realizados inúmeros serviços de conserto de trincas, além da pintura interna externa da unidade escolar.

Atualmente, a equipe de obras encontra-se na Emeb Dr. Paulino de Filippi, onde estão realizando a retirada do piso de concreto para colocação de piso cerâmico, antiderrapante, em três salas de aula.

Marilda ainda esclarece que todas as outras unidades passaram por pequenos reparos, a fim, sempre, de proporcionar um melhor atendimento aos mais de 2.500 alunos da rede infantil e fundamental.

"Aproveitando esse momento em que as nossas crianças não estão aprendendo de forma presencial, mas sim remota, o Departamento de Educação vem aproveitando para realizando reparos, manutenção e pequenas obras nas diversas escolas que vão desde o conserto de trincas, troca de pisos, portas, portões, adequação de vazão de água, através de colocação de calhas e aumento da tubulação, construção de novos espaços como: sala para aluno com NEE, banheiros, cozinha, solário, canteiros de alvenaria para hortas, tanque de areia, casinha de boneca, serviços relacionados à acessibilidade dos alunos e tantos outros serviços que ainda estão por vir. São ações que proporcionarão um espaço mais inclusivo e que deixarão nossas crianças ainda mais confortáveis e seguras enquanto estiverem nas unidades", explica Marilda.

PRÓXIMA REFORMA: A Emeb Adelino Guarinelo, localizado no bairro Hélio Vergueiro Leite, também receberá melhorias. Segundo o Departamento de Educação, no local será realizado a pintura externa e também a retirada do piso de concreto para a colocação do piso de cerâmica, antiderrapante.

INVESTIMENTOS: Essas melhorias realizadas nas escolas municipais é um reflexo do aumento de investimentos que a educação municipal vem recebendo desde o início de 2017. Somente em 2017, 2018 e 2019, os valores investidos na educação somam R$ 90.497.405,21.